2005/10/05

O "Jardim" da (falta) Vergonha !

Pois é, eu tinha dito que até ás Eleições Autárquicas não iria colocar mais artigos, mas no entanto e para ficar bem com a minha consciência tenho que fazê-lo !
É que nestes ultimos dias aconteceram dois factos que a meu ver ofendem a inteligência de todos os Vilalvenses :
1º - Depois de pelo menos 12 anos em que o problema da instalação de um espaço que pudesse albergar condignamente a obra do Sr. Taborda (as suas maravilhosas miniaturas), foi agora , a menos de uma semana da Eleições que a Câmara e a Junta de Freguesia de Vila Alva, em conjunto, resolveram convocar para uma reunião os herdeiros do Sr. Taborda, para resolver o problema. E o mais caricato de tudo isto é que nessa reunião apenas foram manifestadas intenções e pretenções, mas nada de concreto ainda. Pergunto eu, para quê esta reunião, e ainda por cima numa altura destas ?

2º - Na Terça-Feira (04/10/2005) á tarde, ao chegar a Vila Alva, sou surpreendido com uma obra da responsabilidade (penso eu) da Junta de Freguesia : duas floreiras com flores murchas e um banco de jardim, colocados no passeio, entre a Igreja Matriz e o Multibanco.
Ora, além de ser uma obra de gosto duvidoso (mas gostos não se discutem), há outros aspectos que importa sublinar :
- para que vai servir o banco uma vez que o mesmo está ao sol, mais ou menos a partir do meio-dia ?
- quando se fizer a Feirinha Gastronómica do ano que vem, onde serão colocados os stands que habitualmente ocupam este espaço ?
- que espaço irão ocupar os vendedores ambulantes que frequentemente nos visitam e cuja presença é hoje essencial para uma grande camada da população que não se pode deslocar a outros sitios ?
- e porquê agora ? A apenas quatro dias das eleições !!! Tenham vergonha ! Sonharam com isto ? Só pode ter sido, pois isto tem todo o aspecto de coisa pouco pensada e decidida á pressa ! Se o objectivo é mostrar serviço, duvido que tenha sido conseguido, pois para mim e para muitas outras pessoas, não passa de um "mamarracho" no meio do passeio !

Dá ou não dá para pensar ?
Pois o meu objectivo é mesmo esse : que as pessoas pensem !

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou vilalvense e por isso não resisti e acho que tenho o direito de fazer alguns comentários sobre este blog e assim o faço:

1º Eu acho interessante e original a ideia de criar um blog sobre Vila Alva, a minha terra, e dou assim os parabéns a kem o criou!!!

2º No entanto para minha tristeza e ao contrário do que é dito na nota inicial este blog apenas chama a atenção às coisas menos boas (ou não) dessa linda terra k me enche de orgulho k é Vila Alva!! Para mim até não é problema que sei o la existe e o que lá se passa, agora para uma qualquer pessoa que não conheça a localidade e que vá ao "Google", como eu fiz, pesquisar sobre "Vila Alva" e se depara com estes comentários fica com péssima impressão da terra e não deve pensar em ir lá tão cedo!!!

3º Acho que era interessante que realmente começá-se a divulgar os eventos da terra como dizia na nota inicial:"(...) vou tentar divulgar os eventos e acontecimentos que por aqui vão tendo lugar(...)"!! Ja que desde a data que este blog foi criado ja aconteceu o maior evento anual da freguesia, a Feirinha Gastronómica de 2005, e não vi nenhum aviso/comentário sobre este evento!! Por sua vez as eleições autárquicas 2005 (evento de grande importância social e cultural da aldeia!!!) merecem bastantes comentários da sua parte!!

4º Quero que fique bem assente que eu sou INDEPENDENTE, não tenho cores politicas e não gosto de me meter nessa matéria pois na minha opinião apenas serve para criar problemas e zangas entre as pessoas (por vezes até familiares)!! Parece-me no entanto, que este blog tem uma posição de oposição à actual gestão da Junta de Freguesia e Câmara Municipal o que eu não critico (que fique bem assente pois todas as pessoas tem direito às suas opiniôes/ideias)!!; critico sim o facto de relacionarem este tema com o bom nome da minha terra e do grande MESTRE CHICO TABORDA!!

5º Aproveito também este já extenso comentário para informar que em principio, este ano em meados de Novembro vai voltar a realizar-se a PROVA DE VINHOS DO TARECO 2005. Quando souber a data exacta farei um comentário sobre este tema.

Sem mais assunto, cumprimentos vilalvenses!!

Anónimo disse...

Caro blogista,
Por que politica nisto? nao bastava já o blog d postais de cuba ou lá como se chama para criar confusão entre os cubenses e o resto do municipio?! Os resultados foram bons? Não me parece...

A ideia até era boa, se não houver a mistura politica aqui até posso colaborar, caso contrário não posso concordar com esta ideia.
Espero q se continue com este blog, tirando-me do pensamento que terá sido apenas criado como critica aos orgaos autárquicos e que "morra" depois das eleições.

Desde Junho que iniciou o blog não aconteceu nada de realce em Vila Alva?! Tenho pena de só agora ter tido conhecimento deste blog porque senão chamaria a atenção para a fase das vindimas, em que toda a população se envolve na procura do melhor nectar (vinho), por exemplo.

Se calhar como a seca, que nos continua a fustigar, não era culpa nem da Junta de Freguesia nem da Câmara Municipal não foi aqui focada.

Chamo a atenção ao criador deste blog para estes pontos, tenha isto em conta:

BLOG SIM MAS SEM POLITICA À MISTURA!!

É isto que me vai na alma, Vila Alva já está dividida em termos politicos que chegue.

Rua 1º de Maio 4ever

Anónimo disse...

Pois é o, banco até pode estar mal colocado, mas nos finas de tarde ou nas noites quentes, quando estiver cheio de velhotes ou de jovens, nós conversamos...

Anónimo disse...

Resolvi visitar o blog por indicação de um amigo, pensando que ia apenas ver a bela vila q é Vila Alva, mas senão qd me deparo com uma lista de Posts q se preocupam apenas E SÓ com política...
Meu caro, será que a sua vila não tem outros motivos para a criação de um blog?
Não sendo eu vilalvense, parece-me que não ficaria com muito boa impressão desta bela vila alentejana...
Porém, conhecendo eu Vila Alva de longa data, analiso de outra forma este Blog:

Preocupar-se com as questões políticas é importante, mas não de uma forma tão parcial, numa freguesia pequena e com tantas necessidades deveriam-se reunir esforços independentemente da cor política.
Alerto igualmente para a importância da divulgação do melhor que há em Vila Alva, há tanta coisa que fica por dizer...
Com a esperança de um blog melhor no futuro,
os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

Já está a dar molho!!!

Anónimo disse...

Saudações da Curva Sul!

Começo por confessar aquilo que já cheguei a chamar de "handycap", o facto de não ser natural de Vila Alva. Não obstante, o carinho e fortíssima ligação que me une a esta vila tão especial e a alguns dos seus naturais conferem-me alguma legitimidade para sobre ela ter, e expressar, uma opinião, sobre a qual coloco de parte qualquer influência política e muito menos pessoal.

Sobre a crítica ao carácter de "oposição" à escolha, mais uma vez confirmada na semana passada, da população para a sua representação nos orgãos de poder local, venho apenas dizer que num espírito transparente e aberto à discussão há sempre lugar para a crítica negativa, mesmo quando ela aparenta ser o único argumento de alguns...

... O que eu não creio ser o caso deste blog pois a homenagem repetida a Vila Alva sob a forma dos "postais" não deixa dúvidas em relação à relação emocional do autor do blog com a vila.

Devem-se, creio eu, procurar evitar comportamentos de confronto partidário, e saber dar o justo peso aos discursos menos positivos, ou seja, reagir construtivamente às críticas legítimas com sugestões para a sua resolução. (No caso dos responsáveis locais, quiçá mesmo usar este tipo de comentários como uma ferramenta para uma governação mais activa e eficaz?)

Quem conhece Vila Alva não vai com toda a certeza deixar de lhe reconhecer a beleza e riqueza que a define, e se entre todos os seus, como em qualquer parte, haverá quem discorde sobre certas situações, é fundamental haver sempre muita e boa liberdade pra exprimir o amor à terra tal como se sente.

Apenas com a participação de todos os que se interessam pelas questões é que será possível chegar às respostas mais completas!

Parabéns à idéia de criar este blog, e um abraço a toda a Vila Alva!

VilAtento@ disse...

Em resposta ao primeiro comentário, refiro que concordo com algumas observações que foram feitas :
- apenas tenho feito referência a coisas menos positivas que por cá vão acontecendo, mas isso deve-se apenas a falta de tempo e ao facto de que procuro com isso, não a simples critica, mas pelo contrário , pela dicussão gerada, contribuir para a sua resolução.
- vou tentar divulgar mais aquilo que vai cá acontecendo,
- não dei importância ás eleições e por isso apenas coloquei um post sobre elas, quando achei que era minha obrigação moral fazê-lo.
- não sou oposição á actual gestão da Junta de Freguesia de Vila Alva ou Camara Municipal de Cuba: sou oposição a qualquer gestão de Junta de Freguesia ou Camara, que no meu entender pratique actos que contrariam o interesse geral.

Fico á espera dos seus comentários e espero que se registe para que possamos sempre dialogar.

Tomei a liberdade de retirar o seu comentário dos outros posts, uma vez estando o mesmo repetido não se torna necessário.

Com os melhores cumprimentos,

Vilatento

Anónimo disse...

Em primeiro lugar acho o titulo deste post demasiado exagerado,arrojado até.Nao sera a palavra vergonha demasiado forte?????.Estou de acordo sim que exista alguma critica e se possivel saudavel mas sem entrar pelo ramo da politica( desde ja fique bem claro k sou independente)
A minha humilde opiniao é que este blog poderia ser sim um espaço aberto em que todos os interessados pudessem opiniar dialogar criticar de forma a atingir um unico objectivo, objectivo esse promover a nivel cultural ,gastronomico ,artesanal no fundo tds os aspectos d interesse da populaçao promovendo todas as potencialidades de Vila Alva.
Em segundo lugar e ja a finalizar acho que a questao do museu do MESTRE CHICO TABORDA a ser tratatado deveria ser resolvido colocando as cores partidarias de lado.Mas este caso é um caso k vou deixar pra m pronuciar noutra oportuninade expondo melhor a minha opiniao, desde ja fica esta ideia...

VilAtento@ disse...

Como comentário ao post anterior, em primeiro lugar, agradeço a sua visita, e espero que continue a visitar este blog. Em relação ás suas considerações, considero que tem alguma razão quando considera o titulo do post "demasiado arrojado", mas sinceramente, foi com vergonha que fiquei, quando vi aquela obra ! Principalmente porque sei, e secalhar tb sabe, o tempo que demorou a colocação de dois bancos no parque infantil, que era opinião unânime faziam lá muita falta. E agora de um momento para o outro, a três dias das eleições, é colocado um muito melhor, num sitio em que (quanto a mim , volto a frisar) não faz falta nenhuma! Foi só por isso, pode crer.
Os meus cumprimentos
Vilatento

Anónimo disse...

Eu, como os meus amigos anonimos tambem sou Vilalvense, e por gostar muito da minha terra tento sempre participar nas actividades que muitas vezes surgem, pena não estarem escritas neste blog. Um blog que tem uma frase em que tenta dar enfase ao não comentário politico, depois ao ler apenas vejo afirmações politicas, questões politicas.
Por essa razão o blogista primeiro deveria definir aquilo que quer dizer.
Vila Alva apresenta uma grade variedade de coisas boas positivas e lindas que todos os que lá passam se apaixonam, não percebo que alguém apenas consiga ver o que está neste blog.
Para finalizar, gostaria de deixar uma questão, o que é que o blogista já fez ou pensa fazer para que estas situações deixem de acontecer não basta apontar o dedo, existe outra palavra AGIR.

Um abraço e parabéns.

Anónimo disse...

Realmente é muito facil criticar, obras é que sao mais dificeis de concretizar.
Amigo vilatento axo ke nao fica bem ter criado este blog para uma politica de bota abaixo. Nao sei de quem foi a responsabilidade de colocar o banco e as floreiras mas considero que beneficiou em muito aquele espaço, alem do mais durante a manha as pessoas poderao descansar no banco enquanto os que estao do lado oposto da rua, vê-se que o senhor passa pouco tempo em vila alva ou entao passa a manha na cama e quando passa naquela zona o banco a que se refere estara ao sol. Sinceramente, ocupe-se de criticas construtivas ou entao deixe o anonimato e candidate-se à junta de freguesia.