2005/10/25

A nossa barragem

Por esta foto se pode ver como a nossa barragem esvaziou ! Mas mesmo assim ela continua a ser linda !! E é um ponto fundamental a visitar para quem quer descobrir esta zona. Só é pena é que a AMCAL não lhe dê a devida atenção, pois as suas margens encontram-se sujas porque o lixo deixado por aqueles que a visitam amontoa-se debaixo de cada árvore, principalmente na sua margem esquerda, junto a Estação de Tratamento de Águas (que se vê ao fundo na foto). Não posso deixar de dizer que a culpa também é daqueles que não têm cuidado e deixam o lixo em qualquer lado, mas a falta de contentores para o efeito tambem não ajuda nada. Bastava que pelo menos uma vez por mês esse lixo fosse retirado e tudo ficaria bem melhor !
Nas sua águas pescam-se grandes carpas, que são tambem muito saborosas, ao contrário do que acontece noutras albufeiras. Os achigãs tambem se conseguem apanhar, mas para isso já é preciso mais arte. Para quem se quiser divertir e apanhar muitos peixes, dedique-se ao "chichito", nome por que são conhecidas por aqui as percas, porque essas são aos montes.
Convido-os a todos para uma visita, mas atenção : não deixem cá o vosso lixo !!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é possivel estando eu a morar em Vila Alva e tive de dar conta através do blog de quanto a barragem está baixa!!!
É urgente poupar água! A foto está excelente e para quem conhece a barragem é fácil verificar que tem o nível baixo, pena a chuva destes dias não passar de mero "fogo de vista". O que me chateia mais é que quem mais suja a barragem muitas vezes são os pescadores (também pela razão de lá irem mais regularmente) mas esquecem-se que se não tiverem cuidado com a poluição podem deixar de lá ter peixes, além do abastecimento público ser através da barragem (com boa ou MÁ qualidade da água), gostei de ter visto a poluição da barragem tão focada, é fundamental a limpeza.